Sistema de freios

Sistema de freios

Quando se fala em segurança, os freios são, sem dúvida, o equipamento mais importante de um veículo. No caso dos...

Sistema de freios

Quando se fala em segurança, os freios são, sem dúvida, o equipamento mais importante de um veículo. No caso dos caminhões Scania, os sistemas de frenagem, tanto padrão quanto opcionais, foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, visando, além de segurança, reduzir o desgaste dos componentes.

Anti-lock Braking System (ABS)

Desde o início de 2014, a legislação exige que todos os veículos automotores produzidos no Brasil saiam da fábrica com sistema de frenagem ABS.  O ABS é um sistema pneumático; quando é acionado, uma válvula no pedal libera ar no sistema do caminhão; este ar chega a todas as rodas, impedindo que elas travem e proporcionando frenagem mais uniforme. As rodas dos veículos equipados com ABS contam com sensores de travamento que identificam diferenças de rotação entre elas. O sistema percebe quando o veículo está em movimento e evita o travamento de uma só roda; quando é acionado, ele freia uniformemente, o que diminui a distância de frenagem, evita desgaste dos pneus e reduz risco de acidentes. 

Electronic Brake System (EBS)

O EBS é a evolução do ABS a diferença é que, em vez de ar, o freio é acionado por meio de sinais eletrônicos. Com isso, a resposta de frenagem é ainda mais rápida, e o sistema pneumático é acionado nas rodas apenas quando o sinal eletrônico é liberado. Com o EBS, o ar não precisa percorrer todo o sistema para acionar os freios, explica. Em caso de curto circuito ou pane elétrica, caso o EBS não possa ser acionado, o motorista pode contar com o sistema ABS tradicional, que pode ser acionado somente no pedal. Hoje, o EBS é item de série em caminhões Scania com configuração de eixos 4×2. Nos próximos meses, a marca planeja introduzir o sistema como padrão em outros veículos rodoviários.  

Freio motor
Assim como em um automóvel, o freio motor é acionado quando o motorista reduz a marcha. O sistema funciona por meio da válvula de escape: ele faz com que os gases de exaustão não sejam eliminados pelo escapamento; a pressão dentro do cabeçote do motor retarda a movimentação dos pistões e, consequentemente, reduz a velocidade do caminhão. O uso do freio motor evita o desgaste de componentes como lonas e tambores.
 
 
 

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